O Fórum Popular de Segurança Pública de Pernambuco (FPSP/PE) divulgou, nesta quarta-feira (21), a Carta de Propostas para a nova gestão do Governo de Pernambuco (2023-2026). O documento foi produzido pelas organizações, movimentos e coletivos que o compõem, ao longo dos encontros realizados nas comunidades, em 2022.
As propostas são referentes à política de segurança pública estadual e estão divididas a partir dos seguintes eixos: 1) Prevenção Social do Crime e da Violência; 2) Violência Armada: controle de armas e munições; 3) Violência contra Crianças e Adolescentes; 4) Sistema de Justiça Criminal e Socioeducativo; 5) Política de Drogas; 6) Direito ao Território; 7) Enfrentamento ao Genocídio; 8) Criminalização dos Movimentos Sociais.
O Fórum tentou por várias vezes entregar a Carta de Proposta à equipe de transição da governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra, mas até o momento não obteve nenhum retorno. Diante deste situação, foi publicado um comunicado nas redes sociais do FPSP/PE com seu posicionamento sobre da ausência de diálogo entre o novo governo e a sociedade civil, neste momento prévio do mandato.
Apesar do ocorrido, o FPSP/PE reitera sua posição de defesa intransigente dos Direitos Humanos e seguirá pautando o debate da Política de Segurança Pública de forma plural e acessível, envolvendo na discussão as pessoas que, historicamente, têm sofrido com os efeitos da violência e da insegurança em seus territórios.
Confira a Carta de Proposta na seção "Propostas e Ações", aqui no site.